“Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritus imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades” (Mateus 10.1)
No discipulado cristão não existe discípulo/a sozinho/a. Dependemos uns dos outros e todos/as da graça de Deus.
Quando dizemos que somos uma igreja que se organiza em dons e ministérios, isso equivale a afirmar que somos uma igreja ministerial. Onde cada membro colabora com seu dom dentro das engranagens do funcionamento eclesial; isso com o único objetivo de melhor cumprir, todos/as juntos/as, a missão daquele que nos chamou.
O texto de Mateus 10.1 nos mostra Jesus dizendo a seus discípulos que sobre eles está sendo outorgada a autoridade necessária para curar toda sorte de doença e enfermidade. E é verdade, sobre nós, a igreja, está a autoridade de Jesus. É fundamental que creiamos nisso.
Entretanto, convido você, irmão, irmã, a reparar comigo nos versículos seguintes. Em Mt 10.2-4, vemos a Jesus chamando um representatnte de cada segmento da sociedade da época para ser um discípulo . Não cabe aqui um estudo detalhado das camadas sociais representadas no chamado missionário do Mestre, mas, permita-me dizer-lhe que Jesus chama toda sorte de discípulos para curar toda sorte de doenças e enfermidades, cada um com seu dom.
A Igreja exerce a autoridade dada a ela de maneira plural, em comunidade. Isolados/as, pouco ou nada podemos fazer, mas quando estamos juntos/as, Deus é por nós.
Oremos uns pelos outros para que cada um de nós encontre o seu dom e se dedique a ele com amor e gratidão

Autoridade plural de Glenn Ynguil é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 3.0 Brasil.
Based on a work at glennyf.wordpress.com.
Deixe um comentário