Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo (Isaias 11.1)
Isaias 11.1 é uma palavra profética que anuncia o nascimento daquele que faria a diferença no mundo cheio de sofrimento, dor, injustiça, brigas e morte; era o mundo nos tempos da dominação assíria do século VIII a C. em que Isaias viveu; assim também era o mundo à época do divino natal, quando o império romano dominava . É uma profecia que aponta para um descendente de Jessé (um ramo), mas a ênfase do texto não está aí… O que mais precisava-se e precisa-se é de um renovo. Jesus é esse renovo que brota das raízes mais profundas do povo de Deus.
1) Jesus é o renovo que te dá fôlego porque Ele é o próprio fôlego, Ele é o próprio Espírito. Em tempos de injustiça e insensatez, Jesus é o Espírito de sabedoria e de entendimento. Em Jesus estão toda a justiça e o amor incondicionais; através do Seu Espírito, Ele nos impulsiona e capacita para viver da mesma maneira, sedentos/as de apagar os sinais de exclusão e de morte a nossa volta.
2) Jesus é o renovo que desafia situações de guerra e inimizades; as passadas e as atuais… Uma das minhas filhas, que não gosta muito de comer carne, disse-me um dia desses que seria muito bom os animais viverem em paz sem se engolir uns aos outros. Que bom seria, segundo ela, um mundo natural sem predadores naturais… Ao ouvi-la, fiquei pensando nas nossas tensões do dia-a-dia e em como às vezes elas nos parecem tão normais; nos conflitos que nos parecem tão lógicos, “é assim mesmo” dizemos; afirmamos que “precisamos estar preparados/as para matar um leão a cada dia”. Ora, quem assim pensa, vive esperando uma ofensa, um assalto, uma traição; é algo tão habitual; algo tão, tão… ‘normal’.
Mas, a profecia em Isaias 11.6 declara:
O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará.
Assim, o Messias é anunciado como o renovo que traz paz sobrenatural sobre um mundo que jaz no maligno. De acordo com essa palavra profética, Jesus é a criança que desafia a incompetência dos reis e dos exércitos dos poderosos com seu jeito-criança de governar. É por isso que dizemos que natal é tempo de paz, paz sobre-humana.
3) Finalmente quero lembrar que, no dicionário, renovo é fruto. Jesus é o renovo que garante a vida! Anunciemos juntos/as que o renovo do Senhor chegou e o renovo do Senhor somos nós, o povo de Deus. O renovo do Senhor é a Igreja que permanece e frutifica em Cristo Jesus.
Abraços em Cristo!
Jesus, o Renovo de Glenn Ynguil é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 3.0 Brasil. Based on a work at glennyf.wordpress.com.

Deixe um comentário