“E conhecereis a verdade e a verdade os libertará” (João 8.32)
“Como se chamará nosso bebê?”, perguntava-se o casal. A primogênita deles estava prestes a nascer e buscavam ideias. Uma menina da Bolívia chamada Alicia visitou a igreja naquele dia. Então eles pensaram: “Que nome mais bonito!”. Na língua portuguesa, o nome conservou a pronúncia do latim: “ah-lee-see-ah”.
Aquele casal deu esse nome à sua filha, por causa do seu significado. Ele vem da palavra grega para “verdade”, então eles esperam que a verdade seja um elemento central na vida dela.
Poncio Pilatos fez a pergunta clássica: “¿Que é a verdade?” (João 18.38) e as pessoas fazem a mesma pergunta desde então. O que poderia ser mais valioso do que dar uma olhada para o que o Novo Testamento diz sobre a verdade?
A palavra grega para verdade é alētheia , e ocorre mais de 100 vezes no Novo testamento.
Uma definição abreviada seria “aquilo que corresponde à realidade”.
Alētheia pode se referir a uma declaração ou a um pensamento.
O que você diz deve corresponder ao que realmente existe. Você pode dizer: “A lua é feita de queijo verde”, mas os ratos morreriam de fome na lua.
O apóstolo Paulo afirmou certa vez: “Digo a verdade em Cristo, não minto” (Romanos 9.1). Suas palavras eram uma descrição precisa de suas atitudes.
Alētheia descreve a realidade que você está descrevendo.
Jesus afirmou que Ele tinha vindo ao mundo “para dar testemunho da verdade” (João 18.37)
Mais do que apenas defender um conjunto de proposições, Ele havia chegado ao mundo para comunicar como Deus e Seu plano realmente eram.
É dura a missão de enfatizar a importância de saber a diferença entre a realidade e nossas declarações sobre ela. Certa vez, meu professor (que também era pastor) abriu um pacote de presente diante de nós mostrando-nos uma caixa e perguntando: “O que você acha que eu coloquei na caixa?” Houve vários palpites, mas ele apontou que todas as nossas opiniões não passavam de suposições até que abríssemos o livro e realmente víssemos o que estava lá (era uma Bíblia antiga.)
Alētheia também pode ser uma pessoa.
No Novo Testamento, essa é uma das características únicas da palavra.
- Deus Pai é a verdade – Jesus orou: “Santifica-os na verdade; A tua palavra é a verdade” (João 17.17).
- Jesus Cristo é a verdade – Jesus declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (João 14.6)
- O Espírito Santo é a verdade – “Quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade” (João 16.13 – veja também João 14.17; 15.26).
Alētheia torna-se uma descrição do evangelho, o núcleo central da mensagem cristã.
Paulo resistiu aos falsos mestres “para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós” (Gálatas 2.5). Efésios 1.13 menciona “a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação”.
Finalmente, alētheia deve ser uma descrição de nosso caráter. Sabemos o que é verdade porque Deus nos disse o que está “na caixa”. Ele abriu a tampa e nos permitiu ver um vislumbre da realidade de Sua pessoa e de Seu plano. Portanto, podemos falar a verdade sobre Ele.
Somos filhos do Deus que não pode mentir, e sua intenção é nos tornar semelhantes a Jesus Cristo. Se Cristo é a verdade, então devemos ser pessoas da verdade. Não devemos dar motivo para que as pessoas duvidem de nossa palavra ou questionem nossa sinceridade.
“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros” (Efésios 4.25).
Paulo disse a seu amigo Tito que os coríntios responderiam bem ao seu ministério, e a realidade combinava com suas palavras. “Como, em tudo, vos falamos com verdade, também a nossa exaltação na presença de Tito se verificou ser verdadeira” (2 Coríntios 7.14).
Aquele casal sempre fica encantado quando a filha faz jus ao seu nome; assim, Deus, nosso Pai, fica feliz quando Seus filhos demonstram seu compromisso com a verdade em suas palavras e ações. Fale a verdade e viva de acordo com a verdade que você fala!
Dica de estudo:
Vale a pena estudar a fundo a palavra alētheia, observando as outras palavras construídas a partir da mesma base:
Alēthōs – “verdadeiramente” (advérbio) – 21 vezes
Alētheuō – “falar a verdade” (verbo) – 2 vezes
Alēthēs – “verdadeiro” (adjetivo) – 25 vezes
Alēthinos – “verdadeiro” (adjetivo) – 27 vezes
Quer aprofundar sua compreensão do grego bíblico e transformar suas pregações? Minha consultoria pode te ajudar a extrair o verdadeiro significado das Escrituras. Entre em contato e fortaleça sua mensagem.
Este post, de Glennyf, é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 4.0 Brasil. – © glennyf.com

Deixe um comentário